Objetivo é oferecer suporte às pessoas que moram nas ruas, para que saiam da situação de vulnerabilidade social

A Prefeitura de Muriaé está intensificando o trabalho de apoio à população em situação de rua neste período em que as temperaturas caíram na cidade. O foco é acompanhar o processo de saída das ruas, resgatar os vínculos familiares, a autoestima e reinserir estas pessoas na sociedade.

A coordenadora da Casa Acolhedora, a psicóloga Emiliane Antunes, explica que mesmo que a instituição geralmente não abrigue pessoas alcoolizadas e sem documentação, neste inverno está abrindo exceções, para que esta população não fique nas ruas. “Muitos dos nossos acolhidos não vêm para a Casa Acolhedora porque já bebeu algo. Como geralmente não recebemos pessoas embriagadas ou sob efeito de drogas, e elas sabem disso, a maioria não vem. Mas como o frio está intenso, estamos burlando temporariamente essas regras e acolhendo essas pessoas”, contou. 

Durante o dia, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social faz o encaminhamento para o Centro POP. Quando a abordagem é feita à noite, as pessoas são conduzidas para a Casa Acolhedora, que oferece abrigo, vestuário e alimentação. Porém, quando o convite para acolhimento não é aceito, os órgãos sociais acatam a vontade desta população e continuam a fazer o convite diariamente.

INSTITUIÇÕES ESTÃO RECEBENDO DOAÇÃO DE AGASALHOS E COBERTORES

A coordenadora do Centro POP, a assistente social Ariane Pedroso, solicita aos muriaeenses que as doações de agasalhos e cobertores sejam feitas apenas nas instituições sociais. Segundo ela, a entrega direta de donativos mantém a pessoa nas ruas, enquanto o foco é fazer com que ela supere esta situação.

O prefeito Grego ressalta que a Administração trabalha para construir uma cidade mais humanizada. “É importante ajudar essas instituições, doando um pouco dos agasalhos que temos. É um gesto de grandeza e humanidade. A Prefeitura está intensificando o trabalho de acolhimento às pessoas em situação de rua durante o inverno, pois nos preocupamos com a saúde e com bem-estar daqueles que estão vulneráveis ao frio”, frisa o prefeito.

SERVIÇO:

Centro POP

Endereço: Avenida Coronel Pereira Sobrinho, 87, Porto

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, de 7 às 17h; aos sábados e domingos, de 7h às 13h

Telefone: 3728-3877

Público-alvo: pessoas em situação de rua

 

Casa Acolhedora

Endereço: Rua Júlio Brandão, 168, Barra

Horário de funcionamento: todos os dias, 24 horas por dia

Telefone: 3721-4602

Público-alvo: pessoas em situação de rua

Share: