Foi realizado, nos dias 27 e 28 de julho, o I Simpósio de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira da Região de Muriaé. O evento foi uma realização da Prefeitura de Muriaé, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, e Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio da EMATER MG.
Na quinta (27/07), no Teatro Zaccaria Marques, foram ministradas as palestras: Panorama da Pecuária de Leite na Zona da Mata Mineira (com o engenheiro agrônomo João Cruz Reis Filho), Conservação de Água e Solo na Propriedade (com o engenheiro agrônomo Rogério Jacinto Gomes, da EMATER MG) e Cenário da Fertilização In Vitro (FIV) de Bovinos Leiteiros (com o médico veterinário Pedro Ivo Henriques, da In Vitro Brasil).
Já na sexta (28/07), a continuidade se deu na Fazenda do BASA (Maria do Luxo), no distrito de Macuco, em Muriaé. Após a recepção, inscrição e abertura, foram ministradas as palestras: Evolução das Fazendas do BASA (com o empresário e pecuarista Dr. Evandro do Carmo Guimarães), Produção de Silagem Capim BRS Capiaçu (com o pesquisador Paulino José Melo Andrade, da Embrapa Gado de Leite) e logo após apresentação de Animais Gir Leiteiro e Girolando Plus F1 (com o médico veterinário Simeão Feres Neto), finalizando com almoço de confraternização.
Segundo Manoel Carvalho, secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, o objetivo principal desses eventos é difundir tecnologias aos produtores de Muriaé, especialmente pecuaristas de leite. “Pudemos contar com o Paulino, que é pesquisador, e veio lançar dois tipos de capinhos que serão utilizados para pecuária, que produzem muito e com qualidade nutricional superior, equivalendo até mais do que o nutricional do milho, e apresentar aos produtores o rebanho do Evandro, pecuarista reconhecido nacionalmente, que cedeu sua fazenda, e pudemos fechar o evento com sucesso total. Vamos preparar para ano que vem promovermos um evento ainda melhor. A Prefeitura de Muriaé está saindo na frente e a Secretaria de Agricultura interagindo com a comunidade. Podemos destacar na pecuária o ‘Muriaé Mais Leite’, que atende mais de 200 famílias, destacando o produtor rural em Muriaé”, destaca.
De acordo com o anfitrião, Dr. Evandro do Carmo Guimarães, o Brasil tem milhares de pessoas que têm referencia no chamado Agronegócio. Ele fez um panorama da situação vivenciada no país com as principais dificuldades enfrentadas em seu ramo, as possíveis soluções e como o evento pode contribuir nessas questões. “Temos uma das principais pecuárias do mundo; 210 milhões de cabeça de boi e muita produção leiteira. O que temos é foco, grande produção, muita diversificação, embriões de vacas que estão fazendo muito sucesso. Temos quase todas as raças, que estão aguardando serem receptoras, um Girolando de alta qualidade. Todo país com alto desemprego elege produção de leite como prioridade absoluta, porque criar emprego na produção leiteira é algo muito barato. Então, estamos avançando, porque a produção de gado está aumentando. Agora temos produção em área tropical, em Muriaé temos gado produtivo e rústico, o giro leiteiro produz mais ovócitos, então as coletas são mais fartas. Esse evento é importante porque caiu a quantidade de produtores de leite, então estamos perdendo empregos, estamos num impasse. Ao invés de tirar leite de 100 vacas, tiramos de 50, e produzindo a mesma coisa, utilizando a genética, uma condição indispensável. Temos o melhor Gir Leiteiro do mundo, para isso, portanto nossas condições de crescimento do leite são grandes. O problema é a parte hídrica, pois não chove faz tempo em nossa região”, explica.
Deixe um Comentario