No dia 19/10, foi realizada a Solenidade de Encerramento e Premiação do XVI Concurso Regional de Qualidade dos Cafés da Matas de Minas – Região Muriaé, no Restaurante Serra do Sol do SESC, com a presença de vários produtores, representantes de entidades ligadas à atividade agropecuária, como a EMATER MG (representada por seu gerente regional, Paulo Alexandre Carvalho, e o agrônomo Robério Torres, entre outros). Concorreram cerca de 385 produtores rurais. O evento contou com café da manhã e almoço.

Segundo João Carlos Cabral, Carlinhos Cabral, prefeito de Espera Feliz desde 2013, a cidade vem ganhando com um dos melhores cafés do Brasil, se destacando. “Junto com a Emater e Secretaria de Agricultura, a cada dia estamos fazendo o melhor para nosso município. É um prazer muito grande presenciar novamente Espera Feliz no topo, com nossos ganhadores. Queremos agradecer a Emater e principalmente aos produtores, não só da nossa cidade, mas de toda região. Desejo que cada vez continuem fazendo um café de melhor qualidade”, expõe.

Para Fábio Abreu, da Comunidade Futura do Rio, é uma alegria muito imensa chegar a esse nível, pois a vida na roça é muito sofrida, mas com empenho e o apoio necessário, é possível até mesmo exportar para os grandes países.

Ricardo Tadeu Galvão Pereira, coordenador técnico regional, explica que esse evento busca despertar os produtores para a produção de alta qualidade. “Nossa região tem características privilegiadas para produção de café e muitos produtores não ficam sabendo dessas características. Agradecemos aos parceiros que possibilitam a cada ano que as amostras sejam melhores”, completa.

Confira a classificação nas 3 modalidades (as cidades de Divino e Espera Feliz ficaram, respectivamente, com 5 e 3 premiações, totalizando 8, e os demais municípios vencedores foram São Francisco do Glória, Carangola, São Sebastião da Vargem Alegre, Miradouro e Eugenópolis):

CAFÉ DAS TERRAS BAIXAS – ATÉ 900 METROS: 1º Lugar: Antônio Laércio da Costa – S.S. da Vargem Alegre. 2º Lugar: Vander Bernardino Spinola – Miradouro. 3º Lugar: Ana da Penha Ribeiro Laviola – S. F. do Glória. 4º Lugar: Gilvan Vieira Santana – Divino. 5º Lugar: Vilerson Ricardo Laviola – S.F. do Glória. 6º Lugar: Victor Lopes Alves – Carangola

CAFÉ DAS TERRA ALTAS – ACIMA DE 900 METROS: 1º Lugar: Vilma Cristina de Souza – Divino. 2º Lugar: Vilma Cristina de Souza – Divino. 3º Lugar:Bruno Henrique Ribeiro – Divino. 4º Lugar: José Alexandre Abreu de Lacerda – Espera Feliz. 5º Lugar: José Luiz Viana – Divino. 6º Lugar: David Gonçalves – Carangola.

CAFÉ CEREJA DESCASCADO: 1º Lugar: Fábio Protazio de Abreu – Espera Feliz;  2º Lugar: Antônio César Faria Neto – Espera Feliz; 3º Lugar: Antônio da Silva Cassim – Eugenópolis.

Sicoob Credisudeste Apoia Concurso Regional De Qualidade Dos Cafés Das Matas De Minas

O evento teve a participação do SICOOB CREDISUDESTE, que está sempre pronto para apoiar iniciativas ligadas ao desenvolvimento regional, especialmente as voltadas para a agropecuária. Os objetivos do evento foram: identificar, promover e premiar os cafeicultores, pela obtenção de cafés de qualidade, incentivar a constante melhoria da qualidade como meio mais eficaz na conquista de mercados, agregar valores ao produto e atender à crescente demanda por produtos diferenciados.

Segundo Clodoaldo Heitor, gerente de negócios SICOOB CREDISUDESTE – Agência Muriaé, é uma honra ser parceiro deste evento, pois a cooperativa está sempre presente prestigiando e apoiando iniciativas como essa. “Como uma cooperativa de crédito, nossa filosofia realmente visa o desenvolvimento local e somos parceiros da Emater de longa data. Através de concursos como esse, os cafés da nossa região estão ganhando o mundo, divulgando assim nosso produto e nossa região”, afirma.

Município de Divino se destaca no Concurso Regional de Qualidade dos Cafés da Matas de Minas – Região Muriaé

O município de Divino deu um verdadeiro show no ‘Encerramento e Premiação do XVI Concurso Regional de Qualidade dos Cafés da Matas de Minas – Região Muriaé’, que aconteceu no dia 19 de outubro realizado pela Emater MG, no Restaurante Serra do Sol do SESC. A cidade conquistou 5 prêmios: na categoria ‘Terras Baixas – até 900m’ o 4º Lugar com Gilvan Vieira Santana e na categoria ‘Terras Altas – acima de 900m’ o 1º e 2º lugar com Vilma Cristina de Souza, o 3º lugar com Bruno Henrique Ribeiro e o 5º lugar com José Luiz Viana. Divino foi o município que conquistou o maior número de premiações nesta edição, mostrando sua força no segmento da agropecuária.

Segundo Gilvan Pinheiro de Faria, prefeito de Divino, foi uma satisfação e alegria participar, com sua cidade se destacando mais na parte de Agricultura, pois, quando entrou no governo, este segmento estava vinculado ao Meio Ambiente, e dessa forma não sobressairia, então nomeou um secretário municipal para cada pasta. “Felizmente pudemos fazer com que as pessoas da Zona Rural trabalhassem mais animados e o resultado veio com este evento, mostrando um trabalho de parceria da Prefeitura com a Emater, Secretaria de Agricultura, e todos os colaboradores envolvidos direta e indiretamente com o município. O café hoje é um ponto forte, mas leite também tem sido um grande avanço para o Sistema Balde Cheio, no qual muitos estão investindo e os resultados estão vindo. Tem que ter esse incentivo ao produtor e estamos trabalhando com outros meios de produção, possibilitando grandes conquistas para a região. Os desafios têm sido grandes, com muitas dificuldades, principalmente vindas da política nacional, mas vamos ajustando e temos conseguido bons resultados”, afirma.

 

 

Share: