O jovem estudante muriaeense, e cadeirante, Vinícius Levate, 18 anos, lançou seu livro ‘A Voz de Minha Cadeira’, na noite de sexta feira 20 de outubro, no Teatro Zaccaria Marques. Em um momento de muita alegria e emoção, ele cantou e encantou a platéia com músicas compostas por ele e amigos, além de uma música da banda Legião Urbana, acompanhado por músicos renomados de Muriaé.
Segundo Vinicius Andrade Levate, o deficiente, como qualquer outro ser humano ou animal, não é o dono do mundo, mas filho do dono. Para ele, é uma satisfação receber os cumprimentos de todos, porque um arquiteto maior, que se chama Deus, lhe desenhou para estar ali, recebendo os abraços, já que muitas pessoas lhe tiram o sono mas não lhe tiram o sonho. “Ver a homenagem da minha irmã é ver alguém que representa algo maior para mim, um talismã e jóia preciosa na minha vida. Minha irmã Maria Fernanda é a graça mais perfeita desse mundo, transforma todos os hábitos em atos, que transcorrem purificadamente de seu coração. Todos os compromissos em canção e em razão. Seu ato é uma canção e eu a fiz para ela para dizer que a felicidade vem de longe e não mora perto. Estou muito feliz, é uma satisfação muito grande ver o deficiente incluído na sociedade. Até que ponto você precisa falar, cantar, se expressar para ver alguém fazer uma música para você, para sentir uma palavra ecoando do coração da outra. Nós temos muita facilidade de escutar palavras verbais, mas nos falta audição para as palavras sentimentais”, explica.
De acordo com sua mãe, Adriana de Paula Andrade, é uma alegria conviver com Vinícius, um rapaz que luta pelos direitos das pessoas com necessidades especiais e mostra uma alegria de viver contagiante e que, apesar das dificuldades, a vida é feita para se viver com muita alegria. “Fico muito feliz em saber que todo meu esforço valeu a pena. Hoje, eles são educados e politizados. Agradeço a todos que deram seu apoio, principalmente a Fundarte e todos os amigos da prefeitura”, acrescenta.
Para seu pai, Carlos Fernando Alves Levate, é muito gratificante ver o resultado de um trabalho que resolveram fazer com Vinícius. “Usamos os textos que escrevemos para ele, resolvemos montar o livro e deu certo. O Vinícius é uma pessoa carismática, querida e o resultado é esse: um teatro lotado e os livros sendo vendidos. Isso é muito gratificante, fico muito feliz. O livro está à venda no Mercadão Levate, onde trabalho, e na Kapa Papelaria, perto da Escola Silveira Brum. Nossa família é abençoada e unida. Estamos sempre juntos, o que acho crucial na formação de um filho. Sempre procuramos vencer os obstáculos da vida, contando sempre com o apoio de todos”, completa.
‘A Voz de Minha Cadeira’ tem os seguintes colaboradores: Vinícius Andrade Levate (texto); Bárbara Andrade Torres (proponente); Márcia Maria da Silva (correção ortográfica); Flaviano Guiné (fotografia); Mariana Mazzini Soldati Romero (diagramação) e Juizforana Gráfica e Editora (impressão).
Deixe um Comentario