Retorno ao oftalmologista tem objetivo de oferecer assistência e melhor recuperação aos atendidos

Cinquenta e duas pessoas que participaram do Mutirão de Cataratas, realizado pela Prefeitura de Muriaé em janeiro, estão recebendo exames de revisão nesta segunda e terça-feira (5 e 6), no Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE-Muriaé). O retorno ao oftalmologista tem como objetivo oferecer acompanhamento na recuperação do paciente que passou pelo processo cirúrgico.

A Prefeitura ofereceu cerca de 100 cirurgias para atender os pacientes que aguardavam na fila de espera. Cinquenta pessoas passaram pelo procedimento em dezembro de 2017. Outras cinquenta foram atendidas no último mês. “Muitos não têm dinheiro para realizar a intervenção cirúrgica nos olhos. É um procedimento de custo mais alto. A cirurgia de catarata é microscópica, tem uma margem de segurança muito alta e baixíssimo índice de complicação”, explicou o médico oftalmologista, Guilherme dos Reis.

Os pacientes chegaram pela manhã no CEAE para a consulta gratuita. “A oportunidade surgiu em um momento muito importante. Teremos uma melhoria na qualidade de vida. Mesmo recém-operado, a cirurgia já está me possibilitando fazer algumas coisas que antes já não conseguia fazer mais. Queria agradecer de coração ao prefeito Grego. Com a cirurgia voltamos a enxergar e seremos independentes novamente“, disse o morador do bairro Cardoso de Melo, Pedro de Almeida, de 70 anos.

Prefeitura oferece Mutirão de Cirurgia de Cataratas com recursos próprios

Alguns pacientes esperavam há anos para fazer o procedimento pelo SUS, porém, desde 2015, o Governo Federal diminuiu o incentivo para as cirurgias. Devido à falta de repasse, a Prefeitura de Muriaé decidiu realizar o mutirão com recursos próprios. “Nós ficamos sensibilizados com o número de pessoas que aguardavam há tempos para voltar a enxergar. A situação é muito difícil, pois quase todos já estão com idade avançada e precisavam da visão para fazer as atividades diárias. Como a saúde é prioridade de nossa Administração, resolvemos investir nossos recursos para ajudar a melhorar a vida dessas pessoas”, explicou o prefeito Grego.

Share: