A Casa de Saúde Santa Lúcia em Muriaé, realizou na tarde da sexta-feira 29 de outubro, um mega evento em comemoração ao Dia de Combate ao AVC (Acidente Vascular Cerebral). Com o objetivo de disseminar informação sobre as formas de prevenção e identificação de sintomas para diagnóstico precoce, diversos setores da saúde se reuniram no Cristo Redentor de Muriaé e aferiram a pressão arterial e glicemia do público, incentivaram a prática de atividades físicas e frisaram a importância da manutenção de um estilo de vida saudável. Além disso, o evento contou com a presença dos diretores, funcionários e colaboradores, também esteve presente o prefeito José Braz. Muitas atividades para as crianças, com o DJ Wagner e a equipe da Nanda Diversões, com distribuição de pipoca e algodão doce, a exposição da ambulância da instituição para o público. Ao final do evento, foi apresentado uma coloração especial, na estátua do Cristo Redentor, e para a surpresa de todos, foi projetado no Cristo, várias imagens e mensagens que contava um pouco da história da Casa de Saúde e fazendo menção ao Dia Mundial de Combate ao AVC. Um verdadeiro espetáculo, nunca visto em Muriaé
A Gerente Administrativa e de Qualidade, Patrícia Santos Costa Campos, em entrevista falou sobre o trabalho realizado pela instituição no combate a essa enfermidade. “Achamos muito importante preparar esse momento junto à sociedade muriaeense. O trabalho que a Casa de Saúde vem desenvolvendo é diferenciado, pois estamos a cada dia mais nos especializando e investindo. Nossa ambulância está à disposição da população de Muriaé, caso alguém sinta algum sintoma e não tenha como chegar ao hospital. Temos um atendimento especializado e uma equipe bem treinada pela consultoria do Angels, estamos muito felizes de estar aqui todos juntos, e de que Muriaé tenha a oportunidade de ter um serviço como esse”, afirmou.


Ivete Pillo, médica e coordenadora do Centro de AVC, falou sobre os propósitos do evento e deu dicas para identificar possíveis sintomas e evitar a doença. “Hoje é um grande dia para a cidade de Muriaé e região, porque estamos comemorando o Dia Mundial do AVC. O objetivo da comemoração não é só lembrar que essa doença existe, mas também trabalhar falando sobre a prevenção e tratamentos disponíveis. Afinal, não queremos ninguém acometido dessa doença, mas, infelizmente as estatísticas são muito ruins, temos dados que apontam que, a cada grupo de quatro pessoas, uma terá um AVC ao longo da vida. Se eu não quero ser uma vítima do AVC, então eu preciso manter meu peso adequado, fazer exercício físico, estar em atividade constantemente, controlar a pressão arterial e o diabetes, melhorar a alimentação para evitar a dislipidemia (colesterol ruim elevado). O AVC isquêmico é o entupimento das artérias do cérebro, e conseguimos reduzir estes riscos em 90% através destas medidas. Afinal, existem as medidas modificáveis e as não modificáveis, e essas últimas são a idade, a etnia, o sexo, etc. Nisso, não temos como mexer, mas no estilo de vida, sim. Quero indicar que a população fique de olho em seus exames periódicos que deve fazer, busque a ajuda de um profissional e fique alerta aos sinais e sintomas do AVC, que são: início súbito da perda de uma força do corpo, tonteira súbita e perda de visão parcial ou completa”, disse.
Ana Maria Teixeira Rocha, médica endoscopista e cirurgiã do aparelho digestivo, expôs sua visão sobre o tema e pontuou a importância da conscientização infantil. “O objetivo é divulgar que o Acidente Vascular Cerebral, apesar de ser uma doença grave, tem tratamento se diagnosticada precocemente, mas ninguém tem um médico ou um profissional vinte e quatro horas ao seu dispor. Então, é preciso que a população saiba identificar precocemente os sinais de AVC para que possa procurar o serviço de saúde adequado e receber o tratamento necessário. Eu acho, na verdade, que isso tem que fazer parte da educação básica nas escolas. Assim como as crianças têm informações sobre matemática e português, elas deveriam ter esse aprendizado porque são as que naturalizam mais a informação. Talvez uma criança que receba essa informação de maneira natural e contínua na escola, possa ajudar os pais ou os avós que apresenta os sintomas de AVC em casa precocemente”, esclareceu.
“Sou de Muriaé, nasci aqui e tenho muito orgulho de poder oferecer um atendimento humanizado, de qualidade, com foco no nosso paciente; que ele possa receber na CSSL o melhor da tecnologia. O investimento é constante no time, nas pessoas, na aquisição de equipamentos e um serviço de hotelaria diferenciado. Esta comemoração é só uma ratificação de todo esses trabalhos realizados durante todos esses anos”, disse o Diretor, Dr. Gustavo Teixeira.
A Casa de Saúde Santa Lúcia, é referência em atendimento em Muriaé e região há 50 anos e está localizada na rua Lacyr Goulart, no Centro da cidade, às margens da BR 356. Precisou é só chamar no (32) 3722-2988, que a nossa ambulância vai te buscar!

Share: