A COOPAF (Cooperativa dos Produtos da Agricultura Familiar Solidária) com sede em Muriaérealizou, na segunda-feira (28), a Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária para tratar de assuntos como: prestação de contas, eleição e posse da Diretoria 2022/2026,eleição e posse do Conselho Fiscal, inclusão e exclusão de cooperados, mudança de endereço, etc. Durante a Assembleia, foi eleita a primeira mulher à presidência da Cooperativa, Adriana Aparecida de Morais Ribeiro, e foram anunciados planos para a mudança de sede da instituição, que tem a previsão de migrar para o bairro Franco Suíço até junho. Além disso, o evento contou com jantar e sorteio de brindes.


A nova presidente Adriana mostrou-se grata com sua eleição para o cargo de maior importância dentro da instituição e, em entrevista para o Jornal Folha do Sudeste, revelou planos para o mandato e falou sobre como tem ministrado seu trabalho em prol da COOPAF, ao lon
go dos anos como membro do conselho de administração até chegar à presidência.

Muito mais que ser cooperada, precisamos ser atuantes, participar das atividades,integrar as diretorias, ocupar espaços. Vir a ser uma presidenta da Cooperativa é muito importante. É uma oportunidade de demonstrar que, de fato, as mulheres são também capazes de gerir, liderar e estar junto na construção do cooperativismo solidário. Não é um trabalho a ser feito sozinha, mas com o suporte de toda a diretoria, de nossos colaboradores, cooperados e cooperadasconseguiremos avançar ainda mais, pois as açõesda Cooperativa precisam ser construídas de forma coletiva e participativa. Até meio do ano iremos mudar para um novo espaço, mais amplo e organizado. Enfim, temos muitos projetos que visam o fortalecimento da agricultura familiar e a sustentabilidade de nossa cooperativa “, contou. O ex-presidente da COOPAF, Antônio Carlos Bagle, à frente da instituição pela última década, falou ementrevista à nossa reportagem e frisou que não haveria conseguido tantas realizações sem o apoio da diretoria, colaboradores e cooperados. “Não tenho mérito sozinho, pois a Cooperativa cresceu bastante, e isso se deve a toda diretoria. Tivemoshoje a Assembleia Ordinária porque, estatutariamente, ela deve ocorrer uma vez ao ano para que sejam realizados o balanço financeiro e, no caso de hoje, eleição de nova diretoria. Nós a formalizamos junto à Extraordinária para aproveitarmos a presença dos cooperados. Durante a pandemia, enfrentamos recessão, mas agora já podemos realizar a assembleia abertamente. Os cooperados vieram porque acreditam em nós e nas ações da cooperativa. Através da entrega de produtos da merenda escolar e outros mercados temos contribuído no fortalecimento da agricultura familiar de Muriaé e região”, disse.

Eduardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Muriaé e Região, e também cooperado foi eleito para compor o Conselho Fiscal da COOPAF. Ele também foi entrevistado e demonstrou sua perspectiva sobre a importância do trabalho da Cooperativa para os agricultores familiares. “Primeiramente, agradeço pelo convite. Como cooperado, acho que é importante que qualquer instituição apresente as ações e traga os números para seus filiados. A COOPAF é uma cooperativa de produção advinda de um sonho do movimento sindical, que queria dar crédito aos trabalhadores e contribuir na comercialização, o que também gerou a Cresol. É mais um filho do Sindicato que cresce e ganha independência. Viemos também eleger a nova diretoria e parabenizar o Carlos pelo término da gestão. Ao acompanhar no dia a dia a movimentação da Cooperativa, vemos a seriedade dos diretores e colaboradores. É o que faz o sucesso de qualquer instituição. Desejamos à Adriana sucesso e desempenho no cargo de presidenta. Esperamosque, para os próximos anos, a cooperativa possa, com o trabalho bem feito e gerido e em um espaço bem maior e amplo, trazer números bem maiores, organizar a comercialização dos trabalhadores dando suporte à agricultura familiar”, finalizou.

Davi Aparecido de Oliveira, cooperado e morador de Rosário da Limeira, marcou presença no evento e, ao ser entrevistado, expressou sua confiança no trabalho da COOPAF. “Eu sou integrante do grupo sócio da Cooperativa e acho interessante o desenvolvimento que a mesma desenvolveuprincipalmente pela   compra e venda diretamente do agricultor. É uma ideologia em que acredito para o modo de cooperativismo e associativismo, porque a união sempre faz a força. Quando os pequenos se juntam, tudo fica mais fácil. Nós, como trabalhadores rurais, acreditamos nessa força, nos unimos, fundamos a COOPAF e estamos até hoje dando força no que for preciso para que possamosfortalecer os cooperados e alavancar cada vez mais a Cooperativa”, ressaltou.

A cooperada Regina de Oliveira Cunha Prado, de Barão do Monte Alto, esteve presente na Assembleia e não poupou elogios à Cooperativa. Em entrevista, ela demonstrou sua felicidade com a representatividade feminina na presidência da instituição. “O trabalho da COOPAF é muito bom, pois consegue expor e vender nossos produtos de uma forma que, sem a Cooperativa, não conseguiríamos. Agora, temos uma representante feminina na presidência. Agradeço a todos que prestigiaram e aprovaram o trabalho da Adriana à frente da cooperativa , porque é um cargo merecido”, avaliou.

Share: