Energia de qualidade e incentivo ao crescimento de Minas.

 

A Energisa conta com um cronograma intenso de obras em todas as regionais da sua área de concessão em Minas e já concluiu aproximadamente 70% das obras previstas para este ano. A previsão de término do plano de obras é no próximo mês de setembro. Um investimento de R$ 112 milhões para 2022, beneficiando 66 municípios e uma população de quase um milhão de pessoas. São obras de investimento em subestações, linhas de alta tensão, aumento de cargas, melhorias na rede, que visam garantir a qualidade do fornecimento para os mais de 470 mil clientes, reforçar a segurança e a confiabilidade do sistema elétrico e permitir o crescimento e desenvolvimento das regiões mineiras.

 

Entre as grandes obras já concluídas nas regiões de Ubá, Cataguases, Leopoldina, Muriaé e Manhuaçu estão: modernização da rede, obras de segurança com substituição de cabos para rede protegida e afastamento de rede em locais urbanos, que também contribuem para melhor qualidade da energia; extensão de rede para atendimento a novos clientes, instalação de religadores, que são equipamentos que reduzem a quantidade e duração das interrupções, e reforço do sistema de distribuição de energia com o trifaseamento da rede, substituição de transformador entre outros.

Este ano, estamos com investimentos expressivos com muitas obras em todas as regionais de atendimento da Energisa. São obras que vão impactar diretamente na melhoria da qualidade e confiabilidade do fornecimento de energia, já que são obras de construção, ampliação e melhoria da rede, permitindo atender à demanda dos nossos clientes com qualidade, segurança e confiabilidade”, explica Anderson Rabelo, gerente de Construção e Manutenção da Energisa.

 

Outras obras estão em andamento nas regiões de São João Nepomuceno e Manhuaçu, como a substituição de religadores e também de reguladores do nível de tensão; trifaseamento da rede; construção de novos alimentadorees, além da continuidade das obras da nova Subestação Leopoldina, beneficiando os clientes na redução das interrupções, além de garantir melhor qualidade do fornecimento de energia.

 

Recorde nas solicitações de obras – As obras solicitadas pelos clientes como extensão de ramais rurais, aumentos de carga e novas cargas tiveram crescimento expressivo de 2020 para 2021. “Neste ano de 2022, continuamos registrando um crescimento nas solicitações de obras, o que já representa mais de 80% quando comparamos aos anos anteriores e, mesmo com este cenário de elevação, estamos nos mantendo firmes no cumprimento do nosso cronograma de obras e de atendimento, buscando a satisfação dos nossos clientes”, conta Rabelo.

 

E como a Energisa investe em tecnologia, utiliza equipamentos automatizados e conta com equipes de linha viva para redução dos desligamentos programados, durante a realização dos serviços e manutenções na rede, a maior parte das obras são executadas com equipes de linha viva, ou seja, sem necessidade de desligar a rede.

Manutenções contribuem para a qualidade da energia – E como a Energisa está constantemente trabalhando para o desenvolvimento das cidades onde atua, de forma a oferecer uma energia de qualidade para todos os seus clientes, além das obras, também foram realizadas recentemente manutenções preventivas nas cidades de Rio Pomba, Recreio, São João do Manhuaçu, Paula Cândido, Eugenópolis, Sumidouro, Itamarati de Minas e Cajuri.

 

Uma verdadeira força tarefa que reuniu sinergia, conhecimento, habilidade, atitude e segurança, envolvendo mais de 80 colaboradores em oito dias para troca de mais de 130 cruzetas, reposições de elos fusíveis em chaves religadoras que contribuem para detectar falhas transitórias na rede elétrica, mais de 150 podas de árvores que estavam encostando na rede elétrica entre outros serviços”, comenta Victor Rispoli, gerente de Operações da Energisa. Ele ainda acrescentou que o serviço foi executado com o apoio da equipe de Linha Viva da Energisa, com finalidade de reduzir a duração dos desligamentos programados para os clientes.

 

Share: