A previsão é que o grupo embarque em aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB).
Seis militares do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG) integram uma comitiva brasileira que vai atuar nas buscas e no resgate das vítimas do terremoto que atingiu a Turquia e a Síria na última segunda-feira (6). O número de mortes passa de 11 mil.
Os bombeiros fazem parte do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad) e foram acionados pelo Ministério das Relações Exteriores. Militares dos estados de São Paulo e Espírito Santo também compõem a equipe, coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação.
A comitiva brasileira vai atuar na Turquia. O embarque para Ancara, capital Turca, será por meio de uma aeronave cargueira da Força Aérea Brasileira, ainda sem previsão de decolagem.
Além disso, o grupo pode contribuir em atividades como planejamento e inteligência, mapeamento estratégico, georreferenciamento, busca aérea, distribuição de alimentos e desobstrução de vias.
Os militares também vão levar equipamentos que podem auxiliar nas buscas, como de iluminação e martelo rompedor.
A equipe de Minas vai ser chefiada pelo subcomandante do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres, major Heitor de Aguiar Mendonça, falou sobre o trabalho.
“A equipe mineira possui vasta capacidade e experiência no atendimento a desastres naturais, tanto em Minas Gerais, no Brasil, como em operações fora do país, a exemplo Moçambique e Haiti. Todos os equipamentos específicos para o atendimento a estruturas colapsadas, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais está se deslocando juntamente com os militares para o atendimento mais efetivo e com tempo de resposta melhor para a operação”.
Fonte: G1/Zona da Mata
Foto: Corpo de Bombeiros/ Divulgação
Deixe um Comentario