A Câmara Municipal de Muriaé reuniu no gabinete do presidente Dr. Gerson Varella Neto, a fim de dar início a formação da Comissão Organizadora do Parlamento Jovem, representantes da Superintendência Regional de Ensino, da Secretaria Municipal de Educação, da direção das escolas públicas e privadas, de jovens da Rede Cidadania (organização social que visa a inclusão de jovens nas discussões entre os poderes sobre a cidadania e a participação dos jovens nos ambientes de poder).
O Parlamento Jovem é um projeto aprovado pelo Legislativo e Executivo que já se tornou Lei e tem como objetivo promover a educação política e cidadania ativa entre os jovens, permitindo-lhes vivenciar o processo legislativo por meio da criação de uma miniatura de um parlamento, onde os estudantes têm a oportunidade de debater e propor soluções para questões importantes em suas comunidades e regiões.
A Comissão Organizadora do Parlamento Jovem de Muriaé será composta por representantes de diferentes instituições e será responsável por oferecer orientação às escolas interessadas, estabelecer critérios de seleção dos jovens vereadores, preparar os atos referentes ao Parlamento Jovem, definir cronograma e elaborar roteiro para a realização das atividades do Parlamento, entre outras responsabilidades.
O próximo passo será a inscrição das escolas interessadas em participar. Em seguida serão organizadas as eleições nas escolas para a escolha dos jovens vereadores. Os eleitos terão cursos para em novembro serem empossados a fim de assumirem o mandato de um ano (todo o ano de 2024).
Texto e fotos: CMM
Deixe um Comentario