DSC05821

O 3º Encontro de Educadores do 6º ao 9º ano da Rede Municipal de Ensino foi realizado na manhã da última sexta (17), no Teatro Zaccaria Marques, uma iniciativa da Prefeitura de Muriaé, por meio da Secretaria Municipal de Educação com objetivo de promover reflexões sobre o trabalho pedagógico desenvolvido na escola, abordando os desafios e conflitos estabelecidos nas instituições de ensino, permitindo uma troca de experiências entre os pedagogos, professores e demais educadores, bem como atendendo suas necessidades de orientação e direcionamento. O evento teve a colaboração da Faculdade São Braz, parceira do evento.

Durante a palestra aconteceu duas apresentações de dança das Escolas Stela Fidelis e Elza Rogério.

A palestrante, coach e facilitadora-pedagógica Profª Neide Regina de Almeida Leandra (Faculdade São Braz) iniciou com Magistério, concluiu Especialização com Educação Infantil, fez Estudos Sociais, História, Pedagogia e pós-graduação em Psicopedagogia e Gestão Ambiental. A proposta que ela trouxe foi do professor educador, o facilitador-pedagógico, enfim, voltar um pouco as atenções para essa área. “Falamos também um pouco de auto-conhecimento, inteligência emocional e motivação. Nessa idade temos que levar em consideração os hormônios, as mudanças causadas nessa fase de vida, uma situação difícil de lidar pelos pais, a sociedade, a própria escola. Com tanto movimento e agitação, eles ficam ali sentados, à mercê do professor, que às vezes não dá conta. Trabalhamos com a mentalidade do século XX, mas os alunos são do século XXI, então temos que selecionar melhor as ferramentas. São provocações que tivemos a oportunidade de fazer durante o evento”, explica.

Segundo o prefeito Aloysio Aquino, esse encontro é muito importante para a Educação no município e traz excelentes orientações tanto para pedagogos quanto para os diretores, demais educadores e funcionários. “Tivemos uma palestra muito boa, que foi ao mesmo tempo informativa e motivacional. É de extrema importância para todos, de modo que possamos cuidar melhor de nossas crianças. Faço parte de uma geração que sempre deu muito valor aos educadores. Minha formação foi toda feita em escolas públicas, onde tive excelentes professores, que contribuíram imensamente para o meu crescimento pessoal e profissional. Assim, acredito que a cada encontro, temos mais oportunidades de qualificação e melhoria do ensino em nossa cidade”, destaca.

A secretária municipal de Educação, Maria Cristina Navarro também reforçou a importância daquele momento, que permitiu reunir os profissionais da área, relativos ao 6º a 9º ano. “Gostaríamos de fazer até mais eventos como esse, mas sabemos que fica um pouco difícil em função dos dias letivos. Nossos profissionais precisam de dias como esse, pois fazem um trabalho em equipe, empenhados em avançar. O grupo todo abraça essa causa, porque nós somos agentes na busca pela qualidade da educação”, afirma.

Quem também mostrou satisfação com a iniciativa e com os resultados do encontro foi a pedagoga e coordenadora da Secretaria Municipal de Educação, Maria de Fátima Vilela Vieira. “O objetivo é promover a reflexão das práticas pedagógicas no cotidiano da escola”, define.

Share: