DSC_0412

O último final de semana foi de muita festa em nossa região. Foi realizada uma dupla comemoração: os 30 anos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Muriaé, Barão do Monte Alto e Rosário da Limeira e o Dia do Trabalhador Rural, em comemoração antecipada, já que a data oficial é dia 25 de julho, que caiu na segunda feira. O evento foi uma parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Miradouro e a comunidade de São Sebastião da Vargem Alegre. As festividades iniciaram na sexta-feira (22) em Pedra Alta,(Belisário), no Centro Multi Uso, mas a confraternização maior aconteceu no domingo (24), começando com um café da manhã, a Santa Missa presidida por Frei Gilberto e um almoço comunitário, além do Concurso Leiteiro.

Alípio Teodoro foi fundador do Sindicato em 1986, junto aos demais representantes das comunidades. Eles formaram um grupo e começaram a fazer as reuniões, decidindo formar a categoria: o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Muriaé, Barão do Monte Alto e Rosário da Limeira. “Já tem 30 anos e continuo colaborando com o Sindicato, dando minha contribuição como representante de comunidade. As demandas são diferentes com relação às décadas passadas, mas o Sindicato continua avançando muito, com um grande crescimento. É uma satisfação ver a juventude participando, como trabalhador mais consciente”, afirma.

Segundo Dalberto Luiz, presidente do Sindicato, a festa é muito importante, pois o trabalhador rural é de grande importância para todo o Brasil, conforme comprovam os dados estatísticos. Para ele, é hora de refletir sobre o que temos, tendo em vista o momento difícil pelo qual o país está passando. “Temos que festejar, mas ficar atentos também. O evento a cada ano acontece em um lugar diferente, este ano foi escolhida a Pedra Alta. Tudo foi organizado pela comunidade e temos uma parceria muito boa”, destaca.

O presidente da Cresol Fervedouro, João Paulo Dias da Fonseca, explica que a cooperativa de crédito que lidera é fruto do trabalho do Sindicato dos Trabalhadores, perante a necessidade dos agricultores, na iniciativa de criar uma instituição em que se possa proporcionar a captação de recursos e ao mesmo tempo disponibilizá-los. “É uma conquista da luta dos movimentos sindicais de nossa região. Esse é um momento muito oportuno em que devemos agradecer por todas as conquistas e mobilizar as pessoas, principalmente neste momento de crise do país”, complementa.

Antônio Carlos Bagle (Carlinhos do Sindicato) também reforça a importância da festa, ilustrando a trajetória de 30 anos do Sindicato, fundado na época com muitas dificuldades e com demandas crescentes dos direitos dos trabalhadores, sendo muitas na época da fundação. “Hoje o Sindicato vem dando força para outras entidades, deu origem à Cresol e reforçando sua relevância. Sabemos que 70% dos alimentos da mesa da população brasileira vêm da agricultura familiar, os outros vêm do agronegócio. É importante manter o homem na área rural para que os agricultores tenham um melhor projeto de vida”, acrescenta.

Vanderlei Antonio Chilese parabenizou o Sindicato pela comemoração de uma data tão importante e os trabalhadores pela importância exercendo suas funções. “Parabéns a essa instituição que atende sempre de portas abertas. Nós da Federação fazemos questão de estar presentes, pois sem o trabalhador não há Sindicato. É o conjunto dessas entidades que proporciona uma melhor instituição”, explica.

Para Isaías Clóves, o início do trabalho do Sindicato foi em 1986, mas hoje em dia vemos muitos frutos colhidos. “Percebemos que a agricultura familiar é o que mais dá emprego no país, é o que sustenta a economia. Há algum tempo não era dado seu devido valor, mas tivemos os movimentos sociais com nossa luta”, analisa.

Por sua vez, o Frei Gilberto Teixeira explica que cada ano é uma alegria poder celebrar a data e agradecer pelo trabalho e pela força do trabalhador rural, agradecendo a Deus e refletindo nossa história. “Vemos muitas práticas agrícolas, mas estamos de fato agredindo muito o meio ambiente. É importante ter uma alimentação mais saudável e todos sabemos disso. Celebramos e comemoramos essa data somando forças, tanto o Sindicato de Muriaé como o de Miradouro”, finaliza.

Share: