Dando sequência à nossa série de entrevistas sobre importantes personalidades de Muriaé, entrevistamos Sr. Messias Soares Vardiero, reconhecido por diversos trabalhos que prestou ao município e região. Nesta entrevista, ele fala um pouco sobre sua tradicional família, formação e experiência profissional e trabalhos sociais prestados na parte assistencial e esportiva. 

JFdS: Fale um pouco sobre sua origem.

Sr. Messias: Bem, a minha origem é bastante modesta, mas sou filho de um casal maravilhoso, que se chamavam Maria Soares e Ângelo Vardiero, proprietários rurais na Fazenda Reduto ou Boqueirão, hoje Vila Vardiero, distrito de Cachoeira Alegre, município de Palma MG naquela época,  hoje Barão de Monte Alto MG. Sou o 10° filho do casal, uma vez que somos 12 irmãos.

JFdS: E o casamento?

Sr. Messias: Sou casado e bem casado, Graças a Deus, com uma mulher maravilhosa, que soube e sabe me tolerar, já há quase 56 anos, mãe de três filhos, sendo duas mulheres e um homem. A mais velha, Dayse, socióloga, casada com Dr. Aristides Torres, advogado, mãe de três gatinhas; Andressa, Bióloga no Rio de Janeiro, Raissa, bastante culta mas muito caseira; e Alana, estudante de Medicina Veterinária em Vila Velha, no Espírito Santo. A segunda filha, Denise, professora, excelente dona de casa, mãe exemplar, casada com Edmar, mãe de Raylla, muito meiga e estudiosa. E, ainda tenho o único filho homem, Denilson, Psicólogo, estudioso, muito transparente, caridoso e amigo de todos.

JFdS:  E sua vida profissional?

Sr. Messias: Iniciei minha vida profissional, após ter trabalhado com meu irmão mais velho, Totonho, em vendas de Cereais, na Casa de Tábuas, município de Patrocínio do Muriaé. Trabalhei como Padeiro, ajudando o meu cunhado Valdinho, em uma Padaria, na Avenida Freitas. Iniciei mesmo a minha vida profissional como escriturário da antiga Distribuidora Mercantil de Cereais LTDA, na Barra. Posteriormente, tomei conta de uma máquina de beneficiar arroz de meu tio José Messias Soares, até mais ou menos 1961. Após, o meu pai comprar uma venda de cereais, na Rua Gusman, e, juntamente com o meu irmão Américo, fomos proprietários até 1964. Ao passar a venda, fui trabalhar na Prefeitura de Laranjal, como funcionário, além de dirigir o Colégio de Laranjal, e também professor. A minha vida, durante mais de 4 anos, era ida e vinda todos os dias, até altas horas. Em 1968, após concurso público, em 1964, fui nomeado Fiscal de Tributos de Minas Gerais, em Muriaé e várias cidades de Minas. Em 1981, fui nomeado pelo Governo de Minas, para chefiar a antiga Delegacia de Caratinga, posteriormente transferido para Manhuaçu, Juiz de Fora e me aposentei em Muriaé, em 1991.

JFdS: E nos estudos?

Sr. Messias: Bem, depois de fazer o Ginasial e Contador no Colégio São Paulo, e, ficar parado por algum tempo, mas sempre estudando, fiz com outros colegas de Muriaé, vestibular para o curso de Direito na Viana Junior, em Juiz de Fora, formando em 1976, mas, por incompatibilidade de profissão, somente me registrei na OAB/MG, para iniciar como Advogado, exercendo por algum período, após o ano de 2002.

JFdS: E nos esportes, como foram as suas atividades?

Sr. Messias: Bem, desde criança, sempre ajudei no esporte. Mesmo novo, participei com o Sr. Mário Costa, Dr. Ophir Costa, Jacy Vidon, Walter Costa, Zeno Mazorque, Sr. Juquinha Pedreiro e tantos outros, para criação da Liga Esportiva de Muriaé. Trabalhei bastante na Junta Esportiva de Muriaé, inclusive sendo o fundador, com outros esportistas, do Tribunal de Justiça Desportivo de Liga, sendo registrado no Cartório de Registro de Títulos e Documentos de Muriaé, em 2000, sob o n° 18610, do Livro A-5 e Livro A-13, n° 2681, em 24/07/2000, e com Ata encaminhada ao Tribunal em Belo Horizonte. Também, sou um dos idealizadores e fundadores do Estádio Soares de Azevedo e sócio e participante de vários cargos do Nacional Atlético. Clube.

JFdS: E nas instituições Sociais e Conselhos de Muriaé?

Sr. Messias: Atualmente sou Provedor do Hospital São Paulo de Muriaé, por quase 12 anos, tendo junto com a comunidade, médicos, funcionários, técnicos, diretorias, administração e gratidão de Políticos e ajuda dos Irmãos, estamos modernizando aquele Hospital, apesar da crise de saúde que assola o país. Com várias realizações para melhores atendimentos ao povo de Muriaé e região. Na APAE, também sou Presidente por quase 12 anos, com mais de 26 anos servindo aquela instituição. Também estamos realizando, juntamente, com funcionários, professores, administração, sócios, médicos e outros, um trabalho bastante regular nos atendimentos àquelas crianças especiais, que também precisam de todos nós. Apesar de não ser filho desta terra, mas tenho orgulho de ser cidadão muriaeense, além de tantos outros títulos recebidos por prestação de serviços. Recebi o título de Colaborador Benemérito da Polícia Militar de Minas Gerais, certificado da Loja Maçônica Missionários da Luz de Muriaé, Título de Cidadão Honorário de Muriaé, Expressões de Muriaé, Moção e Aplausos da Câmara Municipal de Muriaé, diversos certificados da Prefeitura e tantos outros títulos que guardei com bastante carinho. Na televisão, sou um dos fundadores e Presidente do Clube de Televisão de Muriaé. No programa de Cidade x Cidade do Programa Silvio Santos, participei como tesoureiro, inclusive, trazendo para Muriaé vários sorteios de 5 Wolks novinhos, que foram sorteados e rateado o dinheiro.

JFdS: E a sua mensagem final?

Sr. Messias: Em primeiro lugar agradecer a Deus,  por me dar saúde, disposição e vontade em servir a comunidade, e também agradecer a minha esposa de mais de 60 anos de convivência bastante harmoniosa e decente, aos meus filhos, genros e netos, e demais familiares e a todos por acreditarem em mim e principalmente por me respeitar e admirar, e ainda a vocês da imprensa especialmente do Jornal Folha do Sudeste.

Share: