O Auditório Dra. Rosemary Francisco Féres, do Hospital São Paulo (HSP) – Casa de Caridade de Muriaé, foi palco, na última sexta (22) do 1º Simpósio de Cardiologia Intervencionista para o Clínico do HSP. A abertura foi feita por Dr. Edivar Pereira de Almeida (coordenador da Cardiologia), Dr. Leonardo Pereira de Mendonça (coordenador da Hemodinâmica), Dr. Carlos Eduardo Felippe Féres (presidente do Centro de Estudos), Rita de Cássia Pereira de Castro (diretora Administrativa) e Sr.Messias Soares Vardiero ( Provedor do HSP).
A 1ª Mesa, com o tema ‘Tratamento Atual nas Lesões de TCE’ teve os seguintes participantes: o palestrante Dr. José Carlos Faria Garcia (de Belo Horizonte), o presidente da mesa Dr. Leonardo Pereira de Mendonça (de Muriaé) e os moderadores Dr. Luciano Sales Lugão da Silva (Além Paraíba) e Dr. Humberto Vicente Alagia (Cataguases).
Já a 2ª Mesa, com o tema ‘Abordagem da Síndrome Coronariana Aguda Sem Supra de ST’, teve os seguintes participantes: o palestrante Dr. Cirilo Pereira da Fonseca Neto (de Belo Horizonte), o presidente da mesa Dr. Edivar Pereira de Almeida (de Muriaé) e os moderadores Dr. Luiz Ronaldo Pinheiro Santos (de Recreio) e Dr. Carlos Alberto Tassara Perillo (de Visconde do Rio Branco).
A 3ª Mesa, com o tema ‘Cardiopatia Congênita: quando indicamos fechamento percutâneo de FOP, CIA e CIV’, teve os seguintes participantes: o palestrante Dr. Roberto Max Lopes (de Belo Horizonte), o presidente da mesa Dr. José Santos Mostaro (de Muriaé) e os moderadores Dr. Leonardo Pereira de Mendonça (Muriaé) e Dr. Erickson Guedes Ferrari (de Muriaé).
Por fim, a 4ª Mesa, com o tema ‘Estenose Aórtica: TAVI x Cirurgia’, teve os seguintes participantes: os palestrantes Dr. Ricardo Mauro Ghetti Cabral (de Ubá) e Dr. Celme da Silva Caetano Junior (de Itaperuna), o presidente da mesa Dr. Cezar Ladeira Macedo Junior (de Muriaé) e os moderadores Dr. João Manoel da Silva Alves (de Cataguases) e Dr. Gustavo Schueler de Aquino (de Muriaé).
De acordo com o cardiologista Dr. Edivar, coordenador do serviço de cardiologia do HSP, o simpósio proporcionou uma abordagem do infarto agudo do miocárdio e apresentou quatro palestras, sendo relacionadas à angioplastia e o tratamento de cardiopatia congênita, a comunicação inter-atrial e inter-ventricular, duas cardiopatias bem frequentes. Com duração de 20 minutos cada uma e 10 min. para tirar as dúvidas dos participantes, ele acredita que foi uma oportunidade única e esclarecedora, mostrando a preocupação do hospital de manter sempre seu corpo clínico atualizado. “Nossa hemodinâmica, o serviço de Cardiologia de Emergência tem 11 anos, pois desde 2006 estamos fazendo os procedimentos. A partir de 2009, montamos uma nova equipe e o Dr. Leonardo faz parte. Atendemos toda a microregião de Muriaé e, através do serviço SUS Fácil, fomos credenciado ano passado, portanto atendemos uma região grande, já que vem pacientes de outras regiões, muitas vezes bem distantes daqui, por questão de falta de vagas. O serviço está funcionando muito bem e as pessoas estão muito satisfeitas com nosso atendimento. Tivemos a participação de médicos, residentes, clínicos, cardiologistas, estudantes de Medicina, enfim, foi um excelente momento para a Medicina em nossa cidade, com grande proveito também para os médicos que trabalham em Emergência, Pronto Socorro, Terapia Intensiva no CTI, uma atualização com colegas de trabalho de renome nacional e até internacional”, avalia.
O diretor clínico do HSP, Dr. Claudio Pompei, ortopedista há 42 anos, profissional do hospital desde 1983, reforçou que é um prazer imenso participar dessa jornada, um congresso que permitiu à Casa de Caridade – HSP destacar o quanto são importantes seus serviços e mostrar aos colegas de profissão de outras cidades que também têm conhecimento a partilhar, numa proveitosa troca de experiências. “Fico feliz de ver muitos jovens estudantes, curiosos pelo aprendizado, cheios de sonhos e objetivos. Muriaé é referência na área de Saúde, tem o curso de Medicina na faculdade e temos o convênio com a UNIFAMINAS”, acrescenta.
Pedro Rabelo de Mesquita Filho, diretor técnico do HSP, acredita que foi uma oportunidade de interação com os acadêmicos de Medicina e residentes. “Mostramos para a sociedade de Muriaé que estamos a cada dia aperfeiçoando, melhorando nossas técnicas e atendimento ao paciente. O HSP é um hospital que atende praticamente todas as especialidades médicas e buscamos sempre a excelência no atendimento”, completa.
O palestrante Dr. José Carlos de Faria Garcia, pela primeira vez na Zona da Mata Mineira, declarou que se surpreendeu com a sala cheia, temas bem escolhidos e uma apresentação pertinente. “Fiquei mais surpreso ainda, com as perguntas do público e da mesa, então, para mim, foi um evento de altíssimo nível. Contamos com a presença dos jovens, que são de extrema importância para o futuro da Medicina, e só se tem a ganhar com esse tipo de evento. Temos a geração que está por vir sempre buscando o conhecimento e a atual que está bem atualizada. Portanto, a população só tem a ganhar”, finaliza.
Deixe um Comentario