O aluno da Escola São Paulo, Pablo do Nascimento Santos, ficou com o 1º lugar no Concurso Literário promovido pela Academia Muriaeense de Letras (AMLE), mostrando seu potencial na área da Literatura e comprovando a metodologia de sucesso utilizada pela Instituição de Ensino na preparação de seus alunos para chegarem a seus objetivos e alcançarem a projeção profissional que almejam.
Pablo estuda na Escola São Paulo desde o 5º ano do Ensino Fundamental, quando tinha 10 anos. Atualmente, está no 3º ano do Ensino Médio. Ele foi orientado a participar do concurso pela supervisora Márcia Murta, a quem considera uma adorável pessoa que guarda no fundo do coração e pela qual tem um imenso respeito e carinho.
O estudante é apaixonado por ler e escrever desde pequeno. Sempre teve livros aos montes. Quando menor, era um fã ávido de Maurício de Sousa e Monteiro Lobato, escritores que lhe familiarizaram com a Literatura e ajudaram a formar seu gosto pela leitura e escrita.
Gosta de ler os clássicos romances históricos brasileiros de Machado de Assis e José de Alencar, pois aprecia obras que buscam retratar a complexidade das relações humanas e o território brasileiro em toda a sua singularidade, nas quais os autores criticam, a partir do seu ponto de vista, a sociedade que lhes é contemporânea.
Atualmente, seu autor preferido é José de Alencar, o qual escolheu como patrono de sua cadeira na Academia Muriaeense de Letras Jovem. A escolha se deve ao grande apreço que tem às obras deste autor, o qual admira seu estilo de escrita descritivo e ameno, mas ainda assim ligeiramente envolvente.
Pablo revela que pretende seguir, cursando em breve, Jornalismo e trabalhando futuramente nessa área, além de se aprofundar na escrita com o lançamento do livro a ser produzido pela Academia Muriaeense de Letras Jovem.
Sobre o incentivo que recebe da família e da escola, destaca que ambos apoiam seu anseio por trabalhar e desenvolver projetos nessa área. Conforme relata, a Escola São Paulo, inclusive, incentiva seus alunos de maneira admirável com a promoção frequente de eventos que visam à disseminação da Literatura em nosso município, como foi o caso da recente Tarde Literária, que contou com a participação dos membros da Academia Muriaeense de Letras.
Depois de sentir-se extremamente lisonjeado de ter a oportunidade de participar da Academia de Letras Jovem e poder estar perto de personalidades importantes para a disseminação da cultura municipal, como os professores Luiz Gonzaga, de cujo trabalho é fã, e Cristian Lima, o qual foi seu professor durante o Ensino Fundamental, Pablo já traça alguns objetivos para o futuro:
“Espero poder representar plenamente e à altura a Academia de Letras Jovem, da qual agora faço parte, e poder contribuir para a realização de trabalhos literários que busquem engrandecer a cultura literária municipal e que façam jus à história de nossa cidade, sempre mantendo a ética e os princípios morais. Além disso, espero conseguir me tornar um bom jornalista que preze sempre pela verdade e pela justiça”, prevê.
A professora de Literatura da Escola São Paulo Camila Prado, explica que não foi feita uma preparação, apenas a manifestação de Pablo, que se dispôs imediatamente de participar do concurso, e se possível, ganhar, logo que esteve ciente dele. Ela e os demais colaboradores da Escola só incentivaram e motivaram, mas o aluno escreveu sozinho. O texto foi revisado, mas já estava impecável. Pela seriedade do concurso, os professores não poderiam intervir no texto, só opinar se o tema estava de acordo ou se havia erros graves. “Para nós professores não foi muita surpresa o Pablo ganhar, apesar de sabermos que em nossa Escola e em outras de Muriaé existem jovens talentosos, mas o dom dele com a palavra sempre foi indiscutível, algo muito admirado por todos. Sou professora dele há pouco tempo, mas vemos que essa habilidade dele com a escrita é fruto de um trabalho bem feito ao longo dos anos em que ele estudou na Escola São Paulo, mas também de sua dedicação e esforço. Ele escreve bem e com uma facilidade muito grande. Conquistas são normais no que se refere aos trabalhos dele, que são de uma qualidade incrível e sem igual. Ficamos muito orgulhos. É muito bom ter alunos como ele, que são tão colaborativos no ambiente de aprendizagem, gosta de ajudar os colegas, participa de tudo, faz trabalhos espetaculares, então estamos muito felizes por essa conquista de Pablo, por ter tido vontade de participar. Ele mostrou os textos para mim e para o professor Rafael e nós ficamos muito impressionados. O fato de ter sido selecionado e agora ocupar uma cadeira da Academia Muriaeense de Letras Jovem é por puro merecimento”, avalia.
O Diretor José Nicodemos Couto parabeniza Pablo pelo excelente resultado conquistado, com todos os méritos. Segundo ele, trata-se de um aluno exemplar, que sempre procura acumular o máximo de conhecimentos possível durante as aulas ofertadas pela Escola São Paulo. “Ficamos felizes de ver a dedicação de nossos alunos e o empenho deles nas atividades extra-classe. Também estão de parabéns nossos professores e equipe pedagógica, sempre orientando e preparando esses estudantes da melhor maneira possível, tanto como destaques na área que dominam quanto como cidadãos de bem”, completa.
Deixe um Comentario