Na noite de segunda-feira nove de outubro, Erotilde Francisca de Souza tomou posse da Associação de Violeiros de Muriaé, onde está há mais de um ano. Além da solenidade de posse, todos se reuniram para uma confraternização. No dia 13/09/2017, ela recebeu uma placa de homenagem da Fundarte, em reconhecimento aos seus trabalhos e como Incentivo a Cultura Sertaneja de Muriaé e Região e continuar fazendo com que a Associação cresça. Ela toma posse como presidente, tendo Jacaré como vice. “Estamos organizando algumas coisas que queremos continuar. Quero crescer junto com a Associação, ajudando a todos. O Jacaré, que é um dos fundadores, junto com Sr. Zezinho, é muito experiente, estava desde o início e é a pessoa ideal para me passar as informações. Aqui um aprende com o outro. Sr. Lauro continua na Associação, porque é do Conselho Fiscal. Fiquei muito feliz com a presença ilustre do Reinaldo Dornelas, representando a Fundarte, prestigiando este momento especial de posse e compartilhando comigo essa alegria. Ele está sempre presente e pronto pra ajudar. Gostaria de agradecer a todos, em especial o Jacaré, que me incentiva cada vez mais. Deixo esse agradecimento em meu nome e de todos da Associação”, afirma.
Sr Lauro Fernandes de Oliveira também havia recebido um certificado de homenagem por seus serviços prestados. Ele chegou na Associação no dia 1º de agosto de 2010, ficando como um dos adeptos pelo período de aproximadamente 1 ano. Dali pra frente foi convidado pelo saudoso José Olavo para se tornar presidente do Conselho Deliberativo, onde ficou por 2 anos. Depois, Passarinho foi eleito presidente e lhe convidou para se tornar o tesoureiro, cargo que assumiu e por onde foi muito feliz, apesar de ter trabalhado num período difícil, que considera ‘de vacas magras’. Porém, foi coroado de êxito, a ponto de, depois dos 2 anos como tesoureiro, acabou sendo eleito presidente em 2015, sem pedir candidatura. “Fiquei até este ano e agora temos a felicidade de eleger a Erotilde, que vai pegar o biênio 2017-2019. Continuo no Conselho Deliberativo. Foi um período penoso, difícil, mas saio fortalecido e com satisfação do dever cumprido. Sou muito feliz e agradecido pela confiança que depositaram em mim, na minha equipe, que foi poderosa, fazendo com sabedoria e maestria tudo que foi necessário para manter-nos num pedestal bem alto, com a bandeira da Associação, formada hoje por mais de 30 membros. Temos um programa de rádio, e para os 4 sábados do mês temos 4 escalas, mas possuímos material humano para 5. A idade dos membros varia entre 8 e 80 anos”, destaca.
Segundo Reinaldo Dornelas, assessor administrativo da Fundarte, é motivo de muita satisfação ter recebido a notícia que Erotilde seria a nova presidente da Associação e lhe convidar para a posse. “Não poderia deixar de prestigiar essa grande amiga e mostrar essa parceria, um elo de ligação entre a Associação e o prefeito Grego, reforçando a promessa de eleição referente ao apoio que queremos dar. Tenho certeza que vai dar certo”, acrescenta.
Antonio Custódio Coelho (Jacaré) explica que a história de sucesso da Associação começou em 24/09/2005 (12 anos de história), no seu aniversário, quando se reuniram 10 amigos e ele falou do projeto, tendo todos concordado. Surgiu então a 1ª diretoria, sendo ele o 1º presidente. Ao longo das mudanças da diretoria, Jacaré sempre ficou com algum cargo. Ele explica que a Associação dos Violeiros de Muriaé é um grupo sem fins lucrativos, registrado no município e no Estado como utilidade pública, tendo como meta resgatar a cultura caipira através da música, já que muitos têm origem da roça. Segundo ele, o sertanejo está em alta na atualidade, mas já esteve apagado por muitos anos. “Conseguimos montar esse projeto, que só vem nos dando alegria. Começamos com 10 integrantes e hoje temos mais de 30. Até mesmo crianças, o que é muito importante, pois temos a certeza de que, no futuro, elas continuarão levantando a bandeira do sertanejo. Somos uma verdadeira família. Idealizei esse projeto porque observava muitos artistas anônimos, sem espaço para mostrar sua arte e seu talento. A Associação permite então as pessoas aplaudirem e apreciarem o trabalho dele, melhorando sua auto-estima, porque estará fazendo aquilo que gosta e da maneira que sabe. Chegamos a fundar um grupo dentro da Associação chamado ‘Juventude Sertaneja’, composto inicialmente por uns 12 jovens, uns saindo e outros chegando, seguindo a pegada dos mais velhos. Isso é muito gratificante”, completa.
A Associação não possui recursos para construir sua sede, então funciona fisicamente na casa do Jacaré, no bairro São Cristóvão, onde os violeiros se reúnem de 15 em 15 dias para Roda de Viola e reunião de Conselhos. Cantam e fazem orações. Também é feito um trabalho na Praça João Pinheiro, todos os 1º domingos do mês. Eles participam de festivais em toda região. São muitos os troféus já recebidos por eles, em várias cidades, portanto, muitas conquistas e motivos de felicidade.
Erotilde agradece a presença de todos os membros da Associação de Violeiros de Muriaé, no momento de sua posse e também sua família e seu esposo José Carlos pelo apoio incondicional.
Deixe um Comentario