Foi realizada, no dia 14/12, em sua própria sede, a eleição da nova presidência e Conselho Técnico do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Mata Leste (Cisleste), o qual representa os secretários de saúde da região. Por aclamação, foi eleito para a presidência do órgão o prefeito de Muriaé, Grego, que terá como vice o prefeito de São Sebastião da Vargem Alegre (SSVA), Claudiomir Vieira, que até o dia 30 de dezembro é o titular do cargo principal. Na ocasião, foi apresentado um relatório demonstrativo relativo ao ano de 2017, a respeito dos serviços executados nos municípios filiados.
Para Grego, será realizado um trabalho para busca de apoio e parcerias. “Parabéns ao Claudiomir que desempenhou um trabalho muito criativo no Cisleste. Todas as prefeituras são cotistas desse consórcio, então ele não tem um dono, mas sim um presidente que faz um papel gerencial. Buscarei fortalecer o órgão, atrair novos municípios para fazerem parte dele e usar o poder dessa união para ampliar o diálogo com o governo do Estado, de modo que possamos aumentar os recursos repassados para a área da saúde, em especial os que estão em atraso. Temos muito trabalho pela frente, pois atualmente a saúde está defasada no Brasil e precisamos, nesse momento de crise, fazer mais com menos. O Cisleste tem justamente essa característica, em que a união faz a força. Agradeço o apoio de todos os prefeitos, ao me apoiarem por unanimidade. Isso só aumenta minha responsabilidade”, explica.
Claudiomir explica que seu trabalho de gestão, durante o último ano, foi de muita fibra e dedicação. “Estamos com 15 municípios e conseguindo mais um. Estamos no caminho certo, pois o Grego faz uma gestão diferenciada, como poucos prefeitos conseguem no Brasil. Além disso, ele é o prefeito da maior cidade do nosso Consórcio, por isso fizemos o convite para ele assumir a presidência do Cisleste. Deixo a presidência com a sensação de dever cumprido. Em 2017 foram mais de 40 mil atendimentos, com dinheiro em caixa e organização. O mérito total da gestão interna é do Renê, secretário executivo microregional, juntamente com o Evandro, contador, e toda equipe. O pessoal está de parabéns pelo trabalho invejável e admirável, que merece todos os nossos elogios”, analisa.
Renê Leite Magalhães destaca a importância de uma eleição sem disputa de chapa, o que mostra que os prefeitos estão alinhados e coesos, no mesmo ideal, que é valorizar o Consórcio e ajudar nas dificuldades dos municípios na gestão da saúde. “Ficamos muito felizes em proporcionar uma administração transparente, voltada à excelência em saúde e complementar os serviços dos 15 municípios que formam nossa constituição. Meu propósito sempre foi colocar essa instituição num patamar mais alto e assim vamos fazendo, constituindo uma equipe pequena, mas muito bem formada, pelo Evandro, George, Leandro e Vinícius na recepção, todos com dedicação, se empenhando em fazer o melhor, levando ao sucesso do Cisleste”, explicou.
O Consórcio existe desde 1995 para atender os municípios filiados com consultas especializadas e exames de média complexidade, além de outros convênios, com compras diretas de exames, para que atenda as cidades filiadas como um todo com os princípios do SUS. Constituído como personalidade jurídica pública, tem como princípios norteadores os mesmos que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS), que são: universalidade, integralidade e equidade. Busca, juntamente com as prefeituras conveniadas, identificar os vazios assistenciais, as necessidades mais emergentes e a resolutividade dos casos que lhes são propostos.
O período do mandato será de janeiro a dezembro de 2018.
Deixe um Comentario