A nova formação titular do Conselho Tutelar é composta por cinco mulheres: Jacqueline Maria Ciribelli Pereira Moreira, Reinara Notim de Souza, Heloisa Helena de Campos, Michelle Cunha Giannichi e Kátia Aparecida Monteiro Simas Campos. Já a formação suplente conta com Valdinéia Luzia da Silva Peixoto, Cláudia Araújo de Carvalho Bueno, Gilcimar Dias dos Santos, Caroline Franklin Gonçalves e Raphaela Silva Alves.
Todos os integrantes foram eleitos em setembro, pelo Colégio Eleitoral formado por membros dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de diretores de escolas e representantes de instituições sociais, civis e militares de Muriaé.
O Conselho Tutelar atua sob a supervisão da Promotoria de Infância e da Juventude da comarca de Muriaé e tem o objetivo de zelar, promover, orientar, encaminhar e tomar demais providências cabíveis ao verificar situações de vulnerabilidade pessoal e social que afetem crianças e adolescentes – abandono, negligência, exploração, violência, crueldade e discriminação, entre outros casos.
A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Claudia Aquino, parabenizou todos os conselheiros e suplentes eleitos democraticamente, com um colégio eleitoral que participou ativamente e depositou sua confiança neles para zelar com ética e responsabilidade pelos direitos das crianças e dos adolescentes no nosso município, conforme os princípios estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Também agradeceu o trabalho desempenhado pelos conselheiros no mandato anterior, que exerceram suas funções de forma dedicada e eficaz, digna de reconhecimento.
Segundo ela, o Conselho Tutelar é um instrumento de atuação e transformação social, que trabalha embasado nos valores que sustentam a dignidade, a honra, uma sociedade mais segura e justa. “Existe a necessidade da união entre a população, o governo – em todas as suas esferas – e as instituições, para oferecer maior suporte na efetividade e fortalecimento das ações do Conselho Tutelar, através de um trabalho em rede, formado por diferentes segmentos, que visam incentivar o aumento do número de denúncias e que contribuam para assegurar os nossos direitos constitucionais. A Prefeitura de Muriaé, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, tem feito a sua parte e vem executando diversos programas, projetos e serviços que são voltados para atender aos jovens, proporcionando o desenvolvimento físico e intelectual, com medidas preventivas, de combate e de socialização no nosso município. Oferece total apoio no atendimento de logística e recursos para que o Conselho Tutelar atinja seus objetivos e atenda bem nossas crianças e adolescentes”, explica.
Lembrou também aos conselheiros tutelares que não se esqueçam da missão de adotar uma conduta ética, pautada pelo compromisso social, postura de solidariedade, diálogo, tolerância, cooperação, compreensão e trabalho em equipe. Afinal, a legitimidade social que receberam exigirá a participação e comprometimento com um trabalho cuja prioridade é o melhor interesse da criança. “Recebam meu cumprimento fraterno, contem com a Secretaria de Desenvolvimento Social como parceira em todas as suas ações e tenham certeza que estaremos sempre juntos, protegendo e salvaguardando as crianças e adolescentes da nossa Muriaé”, desejou.
Deixe um Comentario