Mais de 500 associados compareceram à Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária da Cooperativa SICOOB CREDISUDESTE realizada no dia 27 de abril, no Salão Nobre da UNIFAMINAS – Centro Universitário, para deliberarem sobre as seguintes ordens do dia:

Na Assembleia Geral Ordinária foram discutidos e aprovados por todos os associados:

– Prestação de contas dos órgãos de administração, acompanhada do parecer do Conselho Fiscal: Relatório de Gestão, Balanços elaborados no primeiro e no segundo semestres do exercício social anterior; Relatório de Auditoria Externa – BAUER AUDITORES LTDA, Demonstrativo das sobras apuradas e sua destinação, Eleição dos membros para Conselho Fiscal.

Já na Assembleia Geral Extraordinária foram discutidos e aprovados por todos os associados:

– Reforma Geral do Estatuto Social do SICOOB CREDISUDESTE

– Reforma Geral do Regimento Eleitoral do SICOOB CREDISUDESTE.

Segundo Paulo Alexandre de Oliveira Carvalho, presidente do Conselho de Administração, é obrigatório fazer a prestação de contas aos associados até o último dia de abril de cada ano. Ele conta que a equipe da cooperativa CREDISUDESTE optou por fazer as Pré-Assembleias em cada município, facilitando a participação, pois nem todos puderam comparecer na Assembleia Geral. Sobre o Conselho Fiscal, ele afirma que é renovado a cada dois anos. “A Assembleia foi muito boa. Fizemos a reforma geral do Estatuto Social e do Regimento Eleitoral para que a Cooperativa seja conduzida de forma mais democrática e transparente possível. A Cooperativa não tem nenhum vínculo político, partidário ou religioso, é totalmente independente. São mais de mais de 17 mil associados ativos em 20 municípios e estamos ampliando nossa atuação. Esse ano, estamos abrindo mais duas agências e possivelmente ano que vem abriremos mais duas. Estou presidindo este conselho desde julho de 2016 e nosso lema é conduzir com ousadia mas com responsabilidade. Pegamos a Cooperativa de um tamanho e queremos entregá-la aos nossos sucessores mais forte, mais atuante e de forma a atender melhor às condições dos nossos associados”, explica.

Respaldados pelos bons resultados alcançados, os cooperados deliberaram sobre o balanço patrimonial do exercício 2016 e aprovaram as contas do período, dando sequência, com a eleição dos membros do Conselho Fiscal.

A eleição para o Conselho Fiscal foi convocada na forma prevista pelo Estatuto Social e Regimento Eleitoral da Cooperativa e duas chapas se registraram postulando ocupar o órgão colegiado.

A Chapa 1, representada por Francisco de Assis Laviola, Virgílio Ricardo e Janaína Anselma Freitas Santana de Souza (suplentes: Andréia Maia Fernandes, Gilmar Cardoso de Mello e Walacir Alves de Oliveira), foi a vencedora com 396 votos, contra 155 da Chapa 2 – total de 557 votantes, sendo que 3 votaram em branco e outros 3 votaram nulo. Os eleitos terão seus nomes submetidos à aprovação do Banco Central do Brasil e se aprovados terão um mandato de dois anos.
Os objetivos principais das Assembleias são: prestação de contas dos exercícios encerrados e fortalecimento da relação da Cooperativa com os Associados e a Comunidade.
Aconteceu, após a reunião, sorteios de brindes e coquetel de confraternização.

Veja mais na edição 756 do Folha do Sudeste

Share: