Audiência nesta quinta (26) deve ter apresentação do Ministério Público Federal sobre acordo celebrado com FCA em 2019.

Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras realiza audiência pública nesta quinta-feira (26/8/21) para debater a multa bilionária aplicada à Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), ainda no final de 2019, e os interesses de Minas Gerais na aplicação dos recursos. A reunião será a partir das 10 horas, no Auditório do andar SE da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), atendendo a requerimento do presidente da comissão, deputado João Leite (PSDB).

FCA, operada pela empresa VLI, uma empresa ligada à Mineradora Vale, assinou, ainda em 28 de dezembro de 2019, um acordo que prevê o pagamento de R$ 1,2 bilhão em multas para o Ministério da Infraestrutura devido ao abandono de trechos de linhas férreas concedidas pela União. A assinatura do acordo foi feita na sede do Ministério Público Federal (MPF), em Belo Horizonte. Nesse sentido, o principal convidado da audiência é justamente o procurador da República, Fernando de Almeida Martins.

Segundo João Leite, o procurador deve fazer uma exposição aos participantes. “Soubemos que os critérios de destinação dos recursos mudaram. O procurador vai nos explicar isso, pois as parcelas estão sendo pagas ao governo federal e precisamos salvaguardar os interesses de Minas Gerais. Nossa preocupação é que o dinheiro caia lá nos cofres do Tesouro e desapareça”, explicou o deputado. 

Fonte: ALMG

Share: