Morreu, na manhã do último domingo (5), o prefeito de Muriaé MG e empresário José Braz. Aos 96 anos, o político era o prefeito mais velho em exercício no país e estava em seu terceiro mandato na Prefeitura Municipal.Pai de três filhos: Adélia Braz, o deputado estadual Braulio Braz e o saudoso Gilberto Tanus Braz, casado com Lédia Braz há 74 anos, um exemplo de companheirismo, amor e muita união. Além disso, José Braz deixa nove netos, entre os quais o ex-deputado federal Renzo Braz e 21 bisnetos.
José Braz deixa para a população de Muriaé um legado marcado pelo trabalho, esforço e ação social. Sua trajetória como empresário remonta a décadas atrás, com a fundação do Grupo Líder em 1957. Sua abertura se deu com o início da Rodoviária Líder, primeira empresa do grupo, e ocorreu em Muriaé a partir de uma parceria com a Cooperativa dos Produtores de Leite municipal. Em mensagem postada em seu Instagram oficial, posteriormente ao seu falecimento, ressaltam-se seus ensinamentos sobre “a importância de trabalhar honestamente e pelo bem de outras pessoas”, valores defendidos pelo empresário durante sua carreira política.
O vice-prefeito Dr. Marcos Guarino em entrevistaressaltou suas boas lembranças com o amigo. “É um momento de muita dor e pesar. Tivemos uma amizade muito sólida. É uma perda enorme não apenas para mim, como também para toda a cidade de Muriaé. Foi uma liderança que, aos 96 anos, continuava fazendo o que gostava: trabalhar. Estamos decretando esta semana de luto”, afirmou.
Em entrevista ao Jornal Folha do Sudeste, o empresário Ednaldo, proprietário de uma oficina mecânica no Bairro Napoleão e mais conhecido como Zezinho, falou sobre sua conexão com José Braz. Natural do Rio de Janeiro, Zezinho está em Muriaé há apenas três anos, os quais constituíram tempo suficiente para que ele desenvolvesse admiração pelo ex-patrão. “Eu tive contato direto com ele. Foi um prazer trabalhar com uma pessoa daquele nível. É alguém que me deu exemplo de tudo na vida, como ser organizado, econômico, justo, etc. Estou feliz de tê-lo conhecido, e sei que quem teve contato com ele sabe do que estou falando. Foi uma das pessoas mais corretas com quem já tive contato. Quando aparecia na empresa, abraçava o faxineiro, o jardineiro… Uma pessoa excelentee foi um exemplo de humildade. Sou um profissional formado dentro da empresa dele e só tenho a lhe agradecer”, disse.
Nesta conjuntura de dor e consternação, o Jornal Folha do Sudeste demonstra pesar ao noticiar o falecimento de José Braz e manifesta seu apoio e solidariedade aos familiares eamigos. Seguiremos frisando a importância de sua trajetória para a cidade de Muriaé.
O último adeus a José Braz
José Braz foi sepultado na manhã de segunda-feira (6) no Cemitério Municipal. Após ser velado no condomínio onde morava, na Barra, o caixão foi levado pelo caminhão do Corpo de Bombeiros. O cortejo teve com uma parada em frente ao Centro Administrativo da Prefeitura Municipal e movimentou centenas de pessoas em um último adeus ao empresário. Ao chegar ao cemitério, o corpo de José Braz foi recebido por alunos de escolas municipais e professores segurando balões azuis e brancos para prestar a última homenagem e dentro tinha sementes de árvores e uma queima de fogos de artifício ao final do sepultamento, que ocorreu por volta de 11h. Entre as homenagens póstumas, houve também a celebração de exéquias, ministrada pelo Pe. Jean Aguiar.
Deixe um Comentario