Na quinta 17 e sexta 18 de agosto, foi realizado, no Parque de Exposições de Espera Feliz MG, o 1º Encontro de Negócios SICOOB CREDISUDESTE / COOCAFÉ (COOPEAGRO), evento voltado para a realização de negócios do setor agropecuário e teve a proposta de movimentar a região, com a presença de mais de 40 empresas do agronegócio, tanto da cafeicultura quanto da pecuária.

Além de demonstrações de maquinários e stands comerciais, o evento contou com outras atrações, voltadas para os mais diversos públicos. O CoopeKids teve um espaço destinado à crianças, com brinquedos para diversas idades. O Espaço Mulher, uma parceria com a Bio Extratus, ofereceu serviços gratuitos para as visitantes. O CoopeCar contou com tratores, carros, caminhões e motos. Durante todo evento também teve a CoopeRádio, sistema de som interno para manter parceiros, colaboradores e visitantes informados sobre as principais novidades. Além de tudo isso, o público em geral aproveitou uma praça de alimentação com diversas comidas e espaço amplo, para 200 pessoas sentadas. O 1º COOPEAGRO é uma realização conjunta, fruto da parceria entre a COOCAFÉ e o SICOOB CREDISUDESTE, com entrada franca para o público.

De acordo com Paulo Alexandre de Oliveira Carvalho, presidente do SICOOB CREDISUDESTE, é fundamental o apoio ao evento, com os projetos de crédito rural para os produtores que desejam financiar os insumos e maquinários a serem comprados. “A regra para participação dos vendedores de insumos, produtos, máquinas e equipamentos nessa feira é que se tenha preços especiais, abaixo do que é geralmente praticado no mercado. A cooperativa também atuou financiando taxas abaixo do valor praticado, um promocional, ou seja, o produtor que pôde fazer a aquisição na feira teve muita vantagem na compra. Foi um evento regional, englobando todos os municípios da região. Deixo um agradecimento especial aos colaboradores do SICOOB CREDISUDESTE, que se dedicaram com muito afinco para que o evento acontecesse e a organização estivesse tão bem arrumada”, destaca.

Segundo Fernando Romeiro de Cerqueira, diretor-presidente da COOCAFÉ, o evento foi organizado como uma feira de negócios, criando opções excelentes para o produtor fazer bons negócios, trazendo as melhores condições e proporcionando a oportunidade de comprar e o SICOOB CREDISUDESTE preparado para fazer os financiamentos. Para ele, é muito bom ver os parceiros fazendo a exposição de implementos e defensores agrícolas, máquinas, fertilizantes e rações, com o produtor conhecendo produtos novos e antigos, novidades, e podendo fazer suas aquisições. “Em 2018 temos a expectativa de uma safra muito boa e grande, então é necessário que o produtor se cuide, adube sua lavoura e pulverize, garantindo o melhor. Em Espera Feliz, viemos com a filial da COOCAFÉ, ano passado, inauguramos e trabalhamos com a região. A parceria com o SICOOB é algo antigo, pois já conhecemos há muito tempo. Em Lajinha já realizamos seis Feiras de Negócios, nas últimas edições com o SICOOB presente. Decidimos efetivar a parceria e realizar em Espera Feliz por ser uma região muito boa, rica, que produz muito, com perfil de Agricultura Familiar, assim como em Lajinha, onde atuamos. Era necessário um evento como esse para centralizar as compras dos produtores, ofertando opções e bons preços na região, com condições especiais. Teve um pré-cadastro com limites de crédito para os associados e centenas de produtores cadastrados com limites de crédito aprovados. O produtor tem muita facilidade de ser atendido, com certeza. Foram cerca de 30 empresas expondo seus produtos e é importante o produtor apoiar, porque nosso trabalho foi intenso para preparar, divulgar e organizar o espaço. Tem que prestigiar e, se possível, fechar negócio. Tivemos o sucesso esperado”, afirma.

Para João Noronha, diretor administrativo da COOCAFÉ, depois de seis Feiras de Negócios em Lajinha, e uma efetiva parceria com o SICOOB CREDICAF, no final do ano passado foi aberta a filial em Espera Feliz, então nada mais justo do que trazer esse evento  e contar com o parceiro financeiro SICOOB CREDISUDESTE. “Fomos muito bem recepcionados, comprovando que deu certo e que o público aprovou, confirmando o sucesso e superando expectativas. O grande beneficiário é o produtor e reforçamos o trabalho do Cooperativismo. Não valorizamos o trabalhador pelo que ele tem na conta bancária e sim o ser humano, as pessoas. Ou seja, todos têm acesso: seja o pequeno ou o grande produtor. Foram apresentadas várias formas de pagamento, com parceiros comerciais que trouxeram mercadorias de excelente qualidade. Com condições comerciais e preços bem atrativos, crédito, o produtor economizou tempo”, completa.

 

 

 

 

 

Share: