MAIOR

A Escola São Paulo (ESP) realizou sua tradicional Festa Julhina na noite da última sexta (3), Na Quadra Poliesportiva da Instituição. Na ocasião, aconteceu as apresentações desde as turmas de Educação Infantil até o 6º ano do Ensino Fundamental, com uma participação brilhante do Grupo Folclórico Santa Terezinha (Quadrilha de Shirley Mello), além da música ao vivo com Ian e Guilherme – dupla de adolescentes que iniciou uma carreira artística promissora dentro da música sertaneja. A festa contou com muitas barracas de comidas e bebidas típicas, quadrilhas e muita animação.

A supervisora pedagógica, Carla Beatriz Pacheco Novaes, acredita que as expectativas foram superadas e a escola teve mais uma noite inesquecível de suas festas. “As crianças foram muito empenhadas, tiveram um ótimo desempenho, o local foi muito bem organizado, tivemos a família dos alunos nos prestigiando e foi um momento de grande alegria. A cada ano as apresentações ficam melhores e as crianças se empolgam mais. Vale destacar a importância do excelente trabalho da professora de dança, Carolina Flores, a grande responsável pela coreografia dos alunos. Agradeço a todos que colaboraram para realização desse evento, às crianças que estão sempre conosco e os pais, que confiam em nosso trabalho”, analisa.

A quadrilha de Shirley fez suas primeiras apresentações há 25 anos, na própria escola, a qual, com toda simplicidade mostrou seu objetivo de preservar a cultura. Segundo ela, o Diretor José Nicodemos foi um dos responsáveis pelo sucesso da quadrilha, por abrir as portas no início. Em 2015 com 44 componentes (22 pares), eles acreditam que podem ir mais longe. Shirley, na ocasião da festa, recebeu um diploma das mãos do Diretor Nicodemos, por toda história cultural construída em Muriaé e na região. “Quando começamos, não esperávamos que esses 25 anos iriam passar ininterruptamente e tomaria a forma de um grupo profissional, trabalhando a cada dia e chegando onde estamos. Ficamos felizes em receber uma homenagem de uma escola centenária e agradecemos muito ao Nicodemos, que é um grande amigo, que sempre nos estende a mão. Tenho um carinho muito grande por ele, assim como ele por mim e meu grupo. Estamos sempre juntos e somos como uma família”, analisa.

Há 8 anos participando do grupo, cai sobre Walbert Luiz da Silva a responsabilidade de coordenar a parte das coreografias, função que exerce há três anos. Para ele, é gratificante participar das festas que acontecem na Escola São Paulo e se tratando de um evento tão tradicional, a alegria é ainda maior. “Nossa intenção é fazer os adolescentes ficarem cada vez mais próximos. A partir de 10 anos nós já estamos permitindo a entrada no Grupo Folclórico. É só procurar a mim ou a Shirley. Agradecemos de coração o convite e por todos fazerem questão de nossa presença. Isso mostra que o Grupo Folclórico conseguiu conquistar seu espaço”, completa.

José Nicodemos Couto reforça que a festa é uma tradição cultural realizada anualmente para que alunos, pais e funcionários da instituição possam se divertir e confraternizar em um ambiente totalmente familiar. Conhecido como um diretor que ‘respira cultura’, ele acredita que temos que manter nossas raízes e passar nossas tradições para as gerações futuras. “A Escola São Paulo mais uma vez cumpre seu dever educacional e cultural. Nosso alunos aprendem não só a respeitar como também prestigiar os eventos que estão inseridos em nossas raízes. Fizemos mais uma festa para todas as idades. As famílias estiveram presentes, como os pais, irmãos, primos, avós, enfim, todos vieram participar nesse momento de alegria e muita dança, fazendo o evento ficar mais bonito. Os convidados se divertiram bastante e curtiram uma noite agradável”, acrescenta.

Share: