DSC02793

Dando continuidade ao Projeto MURIAÉ-PREV Itinerante, a equipe do órgão, atendendo a um pedido do diretor Sidney, da E. M. Novo Horizonte, localizada no distrito de Pirapanema, participou de uma reunião, no último sábado (10/04/2016), na E. M. Sylla de Ururahy Macedo. Estavam presentes várias professoras de diversas escolas rurais e seus diretores.

Segundo o diretor Sidney, as professoras estavam com várias dúvidas e questionamentos sobre a aposentadoria especial e também sobre a gestão do Fundo Previdenciário de Muriaé (MURIAÉ-PREV). Inicialmente o presidente do órgão, Antônio José, falou sobre a gestão geral, o funcionamento dos Conselhos Administrativo e Fiscal, Comitê Investimentos e sobre todos os demais setores (Contabilidade, Tesouraria, Patrimônio, Departamento de Pessoal / RH, Benefícios, Secretaria e Departamento Jurídico).

Ele explicou o funcionamento da estrutura da instituição, que nos últimos anos vem crescendo muito, tanto no número de aposentados, como também em novos servidores concursados. Com isso, a demanda de atendimentos aumentou assustadoramente. Disse ainda que, na estrutura física, já está resolvido o problema com a inauguração da nova sede. Informou também que o setor de Benefícios está atendendo com agendamento prévio, pois só possui uma servidora responsável pelo área, a colaboradora Solange Baldanza (coordenadora do setor de Benefícios), que faz atendimentos diários, aposentadorias e esclarecimentos sobre as mesmas, além do setor de Perícia Médica, sob sua responsabilidade. “Portanto, este agendamento é essencial para um atendimento qualificado e individual, pois a aposentadoria do servidor público tem que ser tratada com muito zelo e competência”, explicou Antonio José. Em seguida, ele apresentou sua equipe, composta pela própria Solange, além de Alessandro Rodrigues Campos (presidente do Comitê de Investimentos) e Dr. João Paulo Montesanno Adriano (assessor Jurídico).

Em sua fala, o Alessandro Rodrigues ressaltou o funcionamento do Comitê, sua função e formação. Disse que todos os membros são servidores efetivos com nível de escolaridade Superior e formação pela AMBIMA (CPA 10 e 20). Ressaltou que a função primordial do Comitê é zelar pelo patrimônio Financeiro do MURIAÉ-PREV, cuidar dos investimentos e aplicações financeiras, para que possa crescer cada vez mais.

Em seguida, Dr. João Paulo explicou como funciona o setor Jurídico e os processos em andamento no TJE MG, os quais são acompanhados diariamente. Disse também que todos os processos administrativos, pedidos e requerimentos passam pelo Jurídico para parecer. Ao final, se colocou à disposição para consultas, aconselhamentos e outros, lembrando que está a disposição todos os dias no MURIAÉ-PREV das 7h30 às 11h30.

Logo após o foco principal da reunião, Solange explicou que ultimamente a aposentadoria do servidor público passa por diversas mudanças, tais como a nova regra para aposentadoria compulsória (passou de 70 para 75 anos), nova regra sobre as pensões (a qual ainda depende de Lei Municipal, etc. Mas, no caso específico das professoras (Aposentadoria Especial), as regras continuam as mesmas, ou seja: 25 anos serviço e 50 anos idade para mulheres e 30 anos serviço e 55 de idade para homens). Porém, tem que ser observado o quesito sala de aula. Esclareceu sobre o abono de permanência das professoras, licenças sem vencimentos e diversos assuntos individuais de cada uma. Como são muitos os questionamentos individuais e cada caso é diferente, falou da necessidade da apresentação da CTC do INSS no MURIAÉ-PREV para que se possa dar informações precisas sobre as aposentadorias e fazer simulação, portanto a CTC é de extrema importância. Enfim, colocou-se à disposição no MURIAÉ-PREV para quaisquer esclarecimentos, mas pediu que antes seja feito o agendamento, para poder fazer um atendimento personalizado.

Após longas horas de conversa e troca de experiências, Antônio José agradeceu ao diretor Sidney pelo convite e a todas as professoras pelo interesse e participação, pois a Aposentadoria Especial do professor é complexa e cada um tem uma situação diferente, portanto demanda tempo, competência e, acima de tudo, orientação para o servidor sobre qual a melhor regra (em que a aposentadoria vai ser vantajosa), para que todos os direitos dos servidores sejam preservados. E finalizou dizendo que no site do MURIAÉ-PREV estão todas as informações necessárias sobre o seu funcionamento. Em breve, será um site novo e mais moderno: www.muriaeprev.com.br.

O Projeto MURIAÉ-PREV Itinerante visa levar informação detalhada a todos os servidores públicos municipais no seu local de trabalho. O projeto já é um grande sucesso, pois teve início junto às escolas municipais, levando informações de aposentadorias, previdenciárias, administrativas e de gestão do órgão. Basta ligar para e agendar uma visita que a equipe irá até o seu local de trabalho.

 

Share: